terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Você sabe lavar seus cabelos corretamente?! Leia essas dicas para deixar os fios fortes e bonitos!


Lave os cabelos corretamente para ter fios fortes e bonitos

O tipo do xampu, a frequência e a quantidade influenciam na saúde das madeixas


O hábito é quase mecânico, mas a lavagem dos cabelos é essencial para manter os fios fortalecidos e saudáveis. O xampu e o condicionador tem a função de limpar e revitalizar, porém a frequência, a quantidade e o tipo do produto interferem na saúde, fortalecimento e vitalidade das madeixas.

Independente do tipo capilar deve-se higienizar as madeixas no mínimo três vezes na semana. O ideal é lavar os cabelos com frequência, pois o couro cabeludo vai ficando oleoso e sujo, pelos efeitos da poluição, do cigarro e do suor. Quem tem fios muitos oleosos pode lavá-los diariamente: isso evita complicações, como caspa, seborreia e a proliferação de fungos. "Não há contra-indicação se a pessoa optar em lavá-los todos os dias, desde que se tenha cuidado com a hidratação, para não deixá-los ressecados", explica o cabeleireiro Genaro Preite. 
O primeiro passo para uma boa lavagem é molhar bem toda a cabeça. Em seguida, deve-se aplicar um punhado do xampu indicado ao seu tipo de cabelo no topo da cabeça. Na sequência, esfregue com movimentos em zig-zag, sempre com as pontas dos dedos. "Nunca use as unhas - evitando friccionar, pois isso causa agressões (ferimentos) ou até inflamações no couro cabeludo", diz o cabeleireiro Genaro Preite. 

A espuma do xampu funciona como uma esponja que atrai a sujeira para si e facilita a retirada dos poluentes, por isso, quanto mais espuma melhor. Alguns tipos de xampus produzem espuma rala, por falta de ingredientes salinos. Porém, eles oferecem as mesmas condições de produtos mais espumantes e, por conterem menos sal na fórmula, são indicados para cabelos com processos de alisamentos, como escovas progressivas e/ou definitivas.  
Lavar o cabelo - Foto Getty Image
Depois da primeira lavagem, enxague e recomece o processo. Só que agora lavando o cabelo desde o topo até as pontas, sempre no sentido das cutículas, ou seja, de cima para baixo e esfregando por partes (mechas). Com isso, dá para reparar melhor se duas aplicações de xampu são suficientes.

Há casos, principalmente de cabelos mais oleosos, que necessitam de três ou quatro séries de lavagens. Em fios muito longos, é necessário cuidado para não deixar restos de sujeira no meio do comprimento.  
Hora do desembaraço

Além disso, é recomendável realizar a lavagem em duas etapas: da cabeça até o meio e do meio às pontas. "Vale lembrar que o enxague é tão importante quanto a lavagem, pois resíduos de cosméticos podem deixar os fios elétricos e ressecados, mesmo com uso do condicionador", aponta Genaro.

Aliás, este produto deve ser aplicado após o xampu, em pequenas quantidades, evitando o contato com o couro cabeludo. Opte por colocar uma pequena porção de condicionador na palma da mão e aplique nos fios, em direção ao topo da cabeça. Deixe uma distância mínima, de dois dedos do couro.

Uma dica é remover a umidade dos cabelos com a toalha após o enxágue dos cabelos lavados com o xampu, e só depois aplicar o condicionador. Quando passamos o creme nos cabelos hiper molhados, perdemos produto e não há uma boa absorção. Aplique o condicionador nos fios dos cabelos sem tocar no couro cabeludo.  
Xampu e condicionador da mesma fórmula

Os xampus têm a finalidade de higienizar e cuidar dos fios e do couro cabeludo caso dos xampus para cabelos quimicamente modificados ou para caspa, por exemplo. E o condicionador serve para melhorar a penteabilidade, diminuir carga eletrostática, deixar o cabelo mais macio e com brilho. "Para o lançamento destes produtos, há um estudo destas formulações, para que juntas, consigam propiciar para o consumidor um melhor resultado. Usá-las em separado não traz nenhum dano aos fios, mas diminui o potencial de eficácia dos produtos", diz a farmacêutica Janine Mailho Gimenis.
Atenção para a água 
A temperatura da água em que os cabelos serão lavados também influencia no resultado final. Ajustar o chuveiro para temperaturas mais amenas (morna ou fria) evita que o couro cabeludo sofra uma perda excessiva de oleosidade, o que provocaria descamação e ressecamento dos fios. Na hora de secar os cabelos use a toalha para absorver a água e não a esfregue na cabeça para não reabrir as cutículas dos fios, que já receberam nutrientes na lavagem.

Depois de finalizar a lavagem, em casos de cabelos ressecados e com muito volume, recomenda-se o uso de um leave-in. Além de agir na hidratação e diminuição do volume, a máscara faz uma recobertura do fio, reduzindo danos provocados pela poluição e tratamentos químicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário