quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pele: livre-se das indesejáveis manchas na pele!

Aline Dini 08/09/2010
As manchas no rosto e no corpo estão entre as principais queixas nos consultórios dermatológicos. O principal vilão é o sol, mas há outros. “Alterações hormonais e alguns medicamentos também podem aumentar a pigmentação da pele”, diz a dermatologista Carolina Ferolla, mestre e doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), em São Paulo. Por conta disso, as manchas têm colorações, formatos, tamanhos e tratamentos diferentes. “Mas de nada adianta usar cremes clareadores e fazer sessões de laser, por exemplo, se você não usar o protetor solar FPS 20, no mínimo, todo dia”, avisa a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo, professora titular-chefe do serviço de dermatologia da Universidade Mogi das Cruzes (UMC) e delegada brasileira do comitê científico do Colégio Ibero-latino-americano de dermatologia.
Conheça agora a melhor solução para cada problema:


• Tipo de mancha: Marrom-escura
• Como é: Também conhecida como melanose solar ou mancha senil, é mais escura, irregular e maior do que a sarda. Surge após anos de exposição à radiação ultravioleta sem proteção.

• Principais alvos:
Rosto, colo e dorso das mãos de pessoas com mais de 40 anos de idade.

• Sugestão de cuidado:
Uma boa sugestão é usar creme clareador à base de vitamina C, hidroquinona ou ácidos glicólico, kójico ou retinoico duas vezes ao dia e fazer cinco sessões de laser, uma a cada 15 dias. “A luz emitida pelo aparelho é absorvida pelo pigmento da pele, destruindo-o”, explica a dermatologista Carolina Ferolla.
• Tipo de mancha: Esbranquiçada

• Como é:
Tem formato irregular, tamanho variado e é mais frequente no inverno por causa do ressecamento da pele, que prejudica o funcionamento dos melanócitos – as células produtoras da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele.

• Principais alvos:
Costas, ombros, antebraços e bochechas.

• Sugestão de cuidado:
É simples: basta aplicar protetor solar e expor a área manchada por 30 minutos ao sol bom, aquele antes das 10h e após as 16 horas. Depois, espalhe um bom hidratante. Assim, a mancha desaparece em cerca de seis meses.
• Tipo de mancha: Sarda castanha

• Como é:
É facilmente reconhecida, pois é pequena, superficial, redonda, e costuma ficar mais escura quando você toma sol.

• Principais alvos:
Rosto, colo, ombros e costas de quem tem a pele muito clara, caso das loiras e ruivas.

• Sugestão de cuidado:
Em casa, aplique creme clareador duas vezes ao dia. No consultório médico, faça cinco sessões de laser, uma por mês.
• Tipo de mancha: Sarda branca

• Como é:
“Os pontinhos claros e arredondados surgem porque os raios ultravioleta fazem os melanócitos ‘adormecerem’, prejudicando a produção da melanina”, esclarece Carolina Ferolla.

• Principais alvos:
Pernas e braços.

• Sugestão de cuidado:
A dermatologista Denise Steiner sugere três sessões de crioterapia, uma por mês. Funciona assim: um jato de nitrogênio líquido é liberado para resfriar e ‘queimar’ a lesão. Com isso, os melanócitos reagem à agressão produzindo mais melanina e colorindo a marca branca.
• Tipo de mancha: Acastanhada

• Como é
: É o famoso melasma, que é resultado de alterações hormonais e do contato com sol, lâmpadas, tela do computador ou televisão sem protetor solar.

• Principais alvos:
Buço, testa e nariz de mulheres que tomam pílula anticoncepcional, grávidas, que fazem tratamentos para engravidar ou que têm problemas na tireoide.

• Sugestão de cuidado:
A dermatologista Andreia Mateus, responsável pelo departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, indica usar creme clareador duas vezes ao dia, durante seis meses, e fazer cinco sessões, uma a cada 20 dias, de peeling à base de vitamina C, alfa-hidroxiácido e ácidos kójico, salicílico ou retinoico. “O procedimento retira a camada mais superficial da pele o que, consequentemente, clareia a mancha”, diz a médica.
• Tipo de mancha: Escura

• Como é:
Classificada pelos médicos como fitofotodermatose, esse tipo de marca aparece quando a pele entra em contato com o sumo de frutas cítricas, como limão, laranja ou tangerina, e o sol.

• Principais alvos:
Boca e mãos.

• Sugestão de cuidado:
Primeiro, é preciso cicatrizar a queimadura com uma pomada com ação anti-inflamatória. Só depois deve entrar em ação o creme clareador.

Fonte: http://www.atmosferafeminina.com.br

Manchas na pele

Os melasmas aparecem principalmente no rosto e pode ser tratado com laser 

Melasma é caracterizado pela presenca de manchas escuras na pele. Essas manchas aparecem principalmente no rosto, mas podem aparecer em outras partes. Ocorre mais frequentemente em mulheres, dificilmente aparecem nos homens, menos de 10% dos casos. 

O melasma aparece pelo aumento da melanina na pele, fazendo surgir manchas acastanhadas, e sem outros sintomas. Essas pode ser simétricas quando no rosto acometendo os dois lados. 

Quando essas manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma.

Causas

O melasma pode ser superficial, profundo ou misto, e quanto mais profundo for, mais difícil será o seu tratamento. Ele pode ser causado por um fator genético, tambem por alteracoes hormonais como no caso da gravidez, e pelo uso de anti-concepcionais e alguns outros hormônios e medicamentos. Mas para a formação dessas manchas, além das causas a cima, e necessária a exposicao solar ou à câmaras de bronzeamento.  

Tratamentos

O tratamento do não e fácil, e nem sempre se consegue uma resposta completa, ou seja, o desaparecimento total das manchas, podendo o tratamento durar semanas ou até meses. Pode-se usar peelings químicos no consultório médico associado a cremes de uso domiciliar a base de tretinoina, hidroquinona e cortisona, que sempre devem ser prescritos pelo medico em concentração adequada para cada paciente.

Laser também faz parte do arsenal terapêutico para o tratamento do melasma, sendo que, para cada caso será eleito um tipo de laser, e o número de sessões vai depender da profundidade e resposta ao tratamento. Tratamento via oral deve ser feito com o uso de comprimidos antioxidantes a base de vitaminas C e E, também o uso de picnogenol tem sido prescrito com bons resultados. Sempre lembrando que o tempo de uso e dosagem dessas substâncias devem ser prescrito pelo médico.

Prevenção

A principal prevenção e evitar se expor ao sol, e se o fizer, o uso de filtro solar e mandatório, sendo o fps 30 ou mais, usando de manhã antes de sair de casa, e reaplicando pelo menos mais duas vezes durante o dia. Não se esquecendo, que quando for à praia ou piscina, este deve ser aplicado pelo menos de 2 em 2 horas, e reaplicar sempre que sair da água.  

2 comentários:

  1. oi!!!
    Adorei o post,muito bem explicado!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu tenho melasma e é muito ruim já fiz vários tratamentos que amenizaram as manchas..Uso protetor solar fator 50 todos os dias até em tempo de chuva..
    Muito legal o post lindona...

    ResponderExcluir

Produtos úteis e diferenciados para todas as fases da mulher!